Caro participante,

Seja bem vindo à Universidade Estadual de Maringá! É com alegria que o Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL e o Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade-UEM o recebe nessa instituição para a realização do III ENGRUPEdança – Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Dança, iniciativa da Rede de Cooperação de Pesquisa em Dança (CooperacDANÇA), constituída por Programas de Pós-Graduação e Graduação das seguintes instituições: UEM, UEL, UNESP, UFV, UNIRIO e UFG.

O evento, intitulado III ENGRUPEdança: dilemas e desafios, organizado pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL e pelo Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade-UEM, está integrado ao IV CIPE – Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte (DEF) e ao Interartes – Outras palavras (DLE). Conta com o apoio da Universidade Estadual de Maringá, especialmente do Departamento de Educação Física, do Centro de Ciências da Saúde, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e da Pró-Reitoria de Ensino. Sua consecução foi possível, ainda, e de modo especial, pelo apoio da CAPES, do Ministério do Esporte e da Caixa Econômica Federal, agências financiadoras que contribuíram efetivamente para que o evento se tornasse possível.

O III ENGRUPEdança, realizado em Maringá, na UEM, em 2011, dá prosseguimento ao I ENGRUPEdança ocorrido em São Paulo, na UNESP, em 2007, iniciativa do Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação, e ao II ENGRUPEdança, ocorrido no Rio de Janeiro, na UNIRIO, em 2009, organizado pelo Grupo de Pesquisa Artes do Movimento1. Tem por objetivo potencializar a produção do conhecimento multidisciplinar que envolve, sobretudo, os campos da dança, da educação física, do teatro e da música, fomentando o debate sobre essa produção, bem como sua disseminação.

A realização desse Encontro é uma das ações de fortalecimento da Rede de Cooperação Acadêmica de Pesquisa em Dança, agregando novos parceiros interessados em intensificar esforços para a consecução de conhecimento de ponta que possa alavancar o processo comunicativo no país e exterior, favorecendo o intercâmbio em pesquisas e outras ações. Ainda, no que toca especialmente a Universidade Estadual de Maringá, representa o impulso à criação da habilitação Dança (licenciatura), projeto a ser materializado para o ano de 2012, junto ao Curso de Artes Cênicas dessa instituição.

O evento é composto por pesquisadores membros de Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq, pesquisadores com vínculo institucional, artistas pesquisadores independentes afinados com as reflexões sobre as dinâmicas de produção do conhecimento teórico-artístico em dança, teatro e suas interfaces, bem como estudantes de graduação e pós-graduação, num total de 180 inscritos. O formato do Encontro agrega Conferências, Palestras, Mesas de Debate/Temáticas, Painéis, Mostra de Artes e Lançamento de Livros. As Conferências, Palestras, Mostra de Artes e Mesa Temática Interartes são constituídas exclusivamente por profissionais convidados pela organização do evento. As demais Mesas de Debate/Temáticas são formadas por pesquisadores com grupo de pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq. Nos Painéis participam estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores ou profissionais de modo geral, com ou sem vínculo com Grupos de Pesquisa. A Mostra de Artes conta com a participação de alunos, professores e artistas da Universidade Estadual de Maringá, da própria cidade e região, para o desenvolvimento de exposições, dança, ginástica, teatro e música. Recebe o Grupo Interartes, da UFG, e conta com o apoio direto do Departamento de Letras, por meio do Interartes – Outras Palavras.

A conferência de abertura, intitulada “Pesquisa em dança e interfaces culturais: dilemas e desafios” é proferida por Donald Blumenfeld-Jones (Arizona State University) e a conferência “Processos de internacionalização da produção de conhecimento em dança” tem como convidado Angelo Pallini (Assessor Especial de Pós-Graduação e Internacionalização da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa). A mesa de debate da Rede de Cooperação de Pesquisa em Dança é formada pelos professores: Larissa Lara (UEM), Alba Pedreira Vieira (UFV), Márcio Noronha Pizarro (UFG) e Kathya Maria Ayres de Godoy (UNESP-SP).

São apresentados no III ENGRUPEdança 12 artigos aprovados pela Comissão Científica para mesas temáticas e 18 artigos na forma de painéis. O evento conta com 11 trabalhos audiovisuais do grupo convidado Interartes/UFG, e 11 trabalhos artísticos que integram a Programação Cultural do evento. Assim, ao todo, 52 trabalhos científico-acadêmicos e artístico-culturais compõem o evento, envolvendo 20 Instituições: UEM, UEL, UNINGÁ, UNIPAR, UNINORTE, FAP, FUNCART, UFRGS, UNESP, UNIVESP, UFV, UFG, UEG, UFMT, UFF, UNIRIO, FAV, IFB, FAL e UFPE.

Os DVDs resultantes do III ENGRUPEdança contemplam a publicação dos artigos apresentados no evento na forma de Mesas Temáticas e Painéis, cujos textos são de inteira responsabilidade dos autores (DVD1), e as imagens selecionadas de toda a programação, contendo fotos e vídeos (DVD2). É um material de registro do Encontro e da produção de conhecimento nele disseminada, mas também de avaliação no sentido de aprimorar a realização dos eventos do ENGRUPEdança e das ações da Rede de Cooperação de Pesquisa em Dança.

Obrigada por sua presença e pela materialização de um Encontro que possa intensificar nossas parcerias e produção acadêmica no campo da dança, da educação física, do teatro e áreas afins.

Abraços cordiais,

Larissa Lara – Universidade Estadual de Maringá (UEM)